08 setembro, 2010

Balanço do 1º mês de competição

Desde o início da época já aconteceram muitas coisas no universo do Sporting. Desde o mau arranque no campeonato, passando pela derrota caseira para a UEFA (entretanto corrigida!), acabando nas novelas com pinheiros e fruta podre pelo meio.

Comecemos pelo jogo em Paços de Ferreira. Na estreia para o campeonato, a equipa simplesmente colapsou. Entrou bem no jogo, fez uma boa 1ª parte, no entanto na 2ª parte como que adormeceu. Coleccionou erros atrás de erros, que resultaram no golo dos Pacenses, o que se traduziu numa derrota. Responsáveis houve vários, desde a falta de sorte (bolas nos ferros), passando pela aselhice dos jogadores (várias oportunidades de golo falhadas), culminando na completa confusão de ideias que o treinador exibiu. Não se percebe como que tenha mudado o sistema de jogo quando na pré época a equipa produziu num nível bastante aceitável num sistema diferente e que parecia já assimilado pelos jogadores. A ajudar à festa, a colocação de jogadores fora da sua posição natural…

A estreia na Europa não podia ter sido pior. Jogo em casa e derrota por 2-0 com o Brondby, que parecia o início da queda no abismo. Jogo desgarrado, sem fio condutor, falhas na finalização, falhas a defender, exibição comprometedora de alguns elementos. Tudo correu mal e parecia que seria mais uma eliminação precoce das competições da UEFA. Mas eis que surge o jogo da 2ª mão no qual a equipa surgiu transfigurada, pelo menos no que diz respeito à entrega e à luta dentro de campo! O futebol continuou a ser de fraco nível, mas viu-se já alguma garra! Irónico o facto de o jogador que nos deu a vitória ter sido um dos que pior jogou…Djaló!
Esta vitória veio no seguimento da conseguida em casa, em jogo o Marítimo. Vitória sofrida, mas merecida! Penso que o sistema de jogo utilizado com dois médios mais de contenção, com um nº “10” á frente, dois alas e um ponta de lança é o que melhor aproveita as características dos jogadores que compõem o actual plantel. O futebol não foi bonito, mas chegou para ganhar a uma equipa que jogou sempre fechada na defesa.

Dando continuidade ao bom momento vivido em termos de resultados, a equipa deslocou-se à Figueira da Foz, onde venceu a Naval 1ª de Maio. Fui ver este jogo ao vivo e gostei do que vi. A equipa apareceu mais mecanizada, o treinador apostou no mesmo esquema de 4-2-3-1, que me parece ser o modelo que os jogadores melhor “interpretam”. Destaco as boas exibições de Valdés e Matias Fernandez, Evaldo, André Santos (“arrancou” o 3º jogo consecutivo em bom nível) e dos centrais, que se exibiram também em bom nível. A lamentar a pouca eficácia em frente da baliza. Falharam-se novamente muitos golos, o que contra adversários de outro campeonato, pode ser um factor decisivo.

Esperemos que esta série de vitórias seja para continuar, já no próximo jogo do campeonato contra o Olhanense em Alvalade!

Para finalizar este pequeno balanço, deixo uma palavra de consideração para o futsal, que conquistou mais uma Supertaça para o clube! Com os reforços para esta época, espero um ano em grande. Espero uma competição “limpa”, mas seremos o alvo a abater, sem dúvidas!

Saudações Leoninas!

1 comentário:

João Pereira disse...

Bom post.


Visita o nosso

http://mercadoleonino.blogspot.com/